Results for 'Marco Aurelio Risolía'

970 found
Order:
  1.  36
    Hegel e W. Benjamin: variações em torno da crise da arte na época moderna.Marco Aurélio Werle - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):32-45.
  2.  14
    A dimensão filosófica do Meister de Goethe e do Gato Murr de Hoffmann.Marco Aurélio Werle - 2017 - Discurso 47 (1):283-306.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    O valor de uma geração.Marco Aurélio Nogueira - 2009 - Lua Nova: Revista de Cultura e Política 78 (78).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  35
    Tomás de aquino E a essência absolutamente considerada.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):95-105.
    O presente artigo propõe uma interpretação deflacionista para a doutrina da essência absolutamente considerada , apresentada por Tomás de Aquino no opúsculo "De ente et essentia". O norte do trabalho é a análise das expressões reduplicativas que são constantemente utilizadas pelo Doutor Angélico para designar as EAC's. Portanto, pretendo mostrar que a EAC é a consideração dos predicados essenciais, que se predicam das expressões reduplicadas, diferentemente da noção acidental de existência. Por isso, a EAC não existe nem no intelecto nem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5. Il patto spirituale tra corano E letteratura sufi.Marco Aurelio Golfetto - 2007 - Divus Thomas 110 (3):92-116.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  70
    (1 other version)O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica.Marco Aurélio Werle - 2005 - Doispontos 2 (2).
    Embora a reflexão de Kant sobre a especificidade do juízo estético seja tomada pelos intérpretes de sua obra como não tendo o propósito de constituir uma nova possibilidade de pensar a arte e o fazer artístico, não se pode, todavia, negar sua contribuição, particularmente para o reconhecimento da estética como disciplina filosófica. Filósofos aparentemente tão diversos como Hegel, Schelling e Schopenhauer, bem como críticos de literatura e de arte, como os irmãos românticos August e Friedrich Schlegel são unânimes quando se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    A large scale benchmark for session-based recommendations on the legal domain.Marcos Aurélio Domingues, Edleno Silva de Moura, Leandro Balby Marinho & Altigran da Silva - forthcoming - Artificial Intelligence and Law:1-36.
    The proliferation of legal documents in various formats and their dispersion across multiple courts present a significant challenge for users seeking precise matches to their information requirements. Despite notable advancements in legal information retrieval systems, research into legal recommender systems remains limited. A plausible factor contributing to this scarcity could be the absence of extensive publicly accessible datasets or benchmarks. While a few studies have emerged in this field, a comprehensive analysis of the distinct attributes of legal data that influence (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  12
    A Subjetividade como Fundamento da Técnica.Marco Aurélio Werle - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):59-70.
    Partindo de uma abordagem da conexão entre a técnica e a subjetividade no pensamento de Martin Heidegger, a partir de A questão da técnica e A época da imagem de mundo, o artigo pretende tematizar o modo como o ser humano se coloca no mundo, de acordo com a questão do ser. Para tanto, é preciso recorrer ao ensaio A origem da obra de arte, no qual se indica uma noção "produtiva" de técnica (techné) a partir do fenômeno da arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Dialeto e linguagem em Hebel e Heidegger.Marco Aurélio Werle - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Pretende-se examinar a interpretação que Heidegger realiza de Hebel, um poeta e escritor decalendários que escrevia em dialeto e, portanto, colocou em questão o sentido da língua e dalinguagem como morada humana no mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  72
    Teatro, formación y vida en el Wilhelm Meister de Goethe.Marco Aurelio Werle - 2013 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 47:107-119.
    El artículo ofrece un estudio del Wilhelm Meister de Goethe, en especial, de Los años de aprendizaje, en cuanto paradigma del género que el romanticismo definió como “novela de formación” (Bildungsroman). También se toma en consideración la versión inicial de la novela, titulada La misión teatral. El tema fundamental es el de la formación por el teatro; éste es mucho más que un simple ideal artístico, por cuanto implica la identificación de teatro y vida, lo que determina el trabajo de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Do pensamento à poesia: Heidegger e Hölderlin.Marco Aurelio Werle - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):97-112.
    O autor investiga as várias referencias de Heidegger à concepção poética de Hölderlin para mostrar como ela é decisiva para determinar o conjunto da compreensão de filosofia e de linguagem heideggerianas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  42
    A relação entre a estética de Hegel e a poesia de Goethe.Marco Aurélio Werle - 2001 - Discurso 32:161-192.
    Este artigo analisa a interpretação que Hegel, em seus Cursos de esférica, faz da poesia de Goethe. Pretende-se aqui demarcar um modo de abordagem da relação entre o filósofo e o poeta diante de outros estudos sobre o tema, os quais partem em geral de uma comparação direta entre ambos, a partir de diferenças ou semelhanças “teóricas". Entende-se que este tipo de operação obscurece a verdadeira dimensão de suas obras, marcadas por uma série de mediações e iluminações recíprocas, que não (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Hegels Ästhetik des Komischen – Niklas Hebing.Marco Aurélio Werle - 2017 - Discurso 47 (1):429-448.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos.Marcos Aurelio Saquet & Eliseu Savério Sposito (eds.) - 2009 - São Paulo: Editora Expressão Popular.
    Neste livro, os territórios e as territorialidades foram enfocados por diferentes prismáticas - a ambiguidade e a multidimensionalidade do conceito de território que transcende a ciência geográfica; a diáspora que engendra territorialidades múltiplas e espaços móveis da vida entre-territórios efetivada na mobilidade; a governança e a regulação como mecanismos da configuração territorial em que estados, empresas, redes se combinam; a relação espaço-território e as trajetórias e categorias construídas pelas pessoas; o conceito de território na obra de Jean Gottmann; a relação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Da Estética Como Instância Mística Para Uma Estética Pragmática: Considerações Acerca da Arte a Partir Do Tractatus e Das Aulas Sobre Estética de Wittgenstein.Marco Aurélio Gobatto da Silva - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  74
    Análise da eficiência do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 15).Marcos Aurélio Brambilla & Thaise Moser Teixeira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:201-220.
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem diversas questões socioambientais e são aplicáveis a todos os países. O ODS 15, Vida Terrestre, visa proteger os ecossistemas terrestres, conservar a biodiversidade e reduzir a perda de biodiversidade, e o estado do Paraná é um dos estados com uma das maiores proporções de área de remanescentes florestais do Brasil e conta com uma política de preservação ambiental. Em vista disso, o estudo tem como objetivo analisar a eficiência dos municípios paranaenses no atendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Ästhetische Übergänge zwischen Kants Kritik und Hegels Idealismus.Marco Aurélio Werle - 2017 - Hegel-Jahrbuch 2017 (1):41-46.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Diferenciações e indiferenciações nas formações identitárias: ambigüidades discursivas nos estudos contemporâneos; Discoursive ambiguity of identity formations: towards a critical view.Marco Aurélio M. Prado & Telma Regina de Paula Souza - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:97-109.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Aprofundando o "Jeito" Franciscano Nos Escritos Do Anônimo Perusino.Marco Aurélio Cardoso Feliciano & Ivone Rupolo - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):27-31.
    O livro do Anônimo Perusino descreve a vida, palavras e feitos de Francisco de Assis, um santo que oferece perspectivas e referências para além de seu tempo. Trata-se de um texto permeado de fé com a intencionalida- de de nortear os caminhos de franciscanos que querem manter vivos a espiritualidade e carisma franciscano. A descrição do “jeito franciscano de ser” remete às pistas necessárias para uma educação permeada de Princípios, Valores e Atitudes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Intuição categorial e evidência, verdade e ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Este artigo se propõe a pensar a fenomenologia dos fenômenos: intuição categorial, evidência,verdade e ser, através da interpretação de textos de Husserl e Heidegger. Num primeiromomento mostra a intuição em sua maior pregnância, a percepção, como experiência daevidência da presença do ente mesmo como autodatidade originária. Num segundo momento,partindo da regionalidade e da universalidade da evidência na vida intencional da consciência,trata-se da razão, de seu ordenamento para a evidência e de sua correlação com a verdade e oser. Num terceiro momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  65
    A Elevação do Espírito Pensante a Deus’ ou a Natureza Lógica do Conceito nas Preleções de Hegel Sobre as Provas da Existência de Deus.Marco Aurélio Werle - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):178-185.
    O artigo investiga a relação existente na filosofia de Hegel entre as provas sobre a existência de Deus e a elevação do espírito humano a Deus. Dois pontos serão ressaltados: a apreensão de Deus como espírito e a natureza lógica do Conceito e isso a partir do modo como Hegel discute tanto a necessidade histórica da “prova” da existência de Deus, surgida com o Cristianismo, quanto o sentido lógico-especulativo das duas principais modalidades dessas provas: a prova ontológica e a prova (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    A poesia das coisas de Eduard Mörike.Marco Aurélio Werle - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):63.
    O artigo que se segue consiste num comentário e tradução de um idílio de Eduard Mörike, intitulado O velho galo da torre. Trata-se de situar as características da lírica desse poeta, marcada pela Dinggedicht [poesia das coisas] e por uma atmosfera de espírito tipicamente pós-idealista, ainda romântica, embora já realista, de meados do século XIX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Apontamentos sobre a noção de consciência na fenomenologia de Husserl.Marco Aurélio Werle - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):105-118.
    O artigo realiza alguns apontamentos gerais sobre a articulação da fenomenologia de Husserl em torno da noção de consciência. Trata-se de indicar como a preocupação principal da fenomenologia consiste em explorar o ser puro da consciência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Heidegger E a produção técnica E artística da natureza.Marco Aurélio Werle - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (s2):95-108.
    O artigo examina como Heidegger pensa, a partir da natureza, o “produzir” técnico e artístico, tendo como referência certas noções centrais da história do pensamento, desde o registro inaugural dos termos gregos techné, poiesis e physis, e seus desdobramentos por meio da tradução latina, até seu reordenamento na metafísica da época moderna.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. Vattimo eo carácter estético da época atual.Marco Aurélio Werle - 2007 - A Parte Rei 54:23.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Heidegger, técnica e educação: uma meditação histórico-ontológica.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):55-86.
    Este artigo, seguindo as indicações do pensamento meditativo de Heidegger, questiona o sentido histórico ontológico da técnica, investigando seus fundamentos metafísicos. Depois de sondar a história do ser do ente na antiguidade grega e na romanidade, investiga a verdade do ente na modernidade, em que a educação é vista na ótica da funcionalidade e do sistema e o ócio se subordina ao negócio. A técnica é o fim da era da metafísica, não só no sentido de término, mas também de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Intuição categorial: Um estudo a partir de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):76-106.
    A descoberta da “intuição categorial” atesta que há um apreender simples não só do que se dá na percepção sensorial, mas também há, junto com essa, um apreender simples do “categorial”. Com outras palavras, a descoberta da “intuição categorial” atesta que, na percepção cotidiana, ou seja, na percepção concreta da coisa, em toda experiência, se dá também uma percepção do que na filosofia se costumou chamar de “categoria”. Isso significa, ainda, que há atos em que consistências ideais se mostram a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    A Paideia Franciscana: Perspectivas Para Uma Educação Integral.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):69-77.
    A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A existência no pensamento de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):125-142.
    Este texto trata do conceito de existência a partir do pensamento fenomenológico, ontológico-fundamental e ontológico-histórico, de Heidegger. De início, trata do conceito metafísico de existência e de sua transformação na época da consumação da metafísica, especialmente em Kierkegaard. A consumação da metafísica apela por outro princípio do pensar. “Ser e Tempo” inaugura a tentativa de operar uma passagem para este outro princípio. O empenho do pensamento se volta então para a tarefa de pensar a diferença ontológica e de considerar a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    Heidegger E a concepção de “significação” na sua tese de habilitação: Entre Husserl E duns scotus E a grammatica speculativa.Marcos Aurélio Fernandes - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (1):83-109.
    This article aims to expose and comment on the theory of meaning presented by Heidegger in his "habilitation dissertation” on the Grammatica Speculativa in that time attributed to Duns Scotus. Heidegger, in his interpretation, interweaves elements of the theory of meaning present in Husserl and Duns Scotus. The doctrine of modes of meaning, of understanding and of being, of the Grammatica Speculativa, is read since an intentional phenomenological analysis. This article tries to expose this interlacement, point out the correspondences between (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    natureza como ser e verdade do ser na meditação de Heidegger a respeito da “phýsis” grega.Marcos Aurélio Fernandes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Resumo: este artigo pretende expor e comentar a interpretação de Heidegger a respeito da concepção grega de natureza. Procura seguir o fio condutor desta interpretação, dado a partir da remissão da “phýsis” à “alétheia”. Ele procura interpretar o dito e o pensado dos pensadores originários dos gregos, bem como de Platão e Aristóteles, desde o não pensado e o não dito da “Lichtung”, a clareira ou a aberta do Ser. Uma maior ênfase é dada à exposição a respeito da essência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Nada de técnico e maquinal.Marcos Aurélio Fernandes - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    Esta contribuição reflexiva retoma e repensa a questão da essência da técnica seguindo o fio condutor da meditação de Heidegger. Discute a essência da técnica como o vigor de sua vitalidade, a dinâmica de sua emergência e a doação de consistência. Procura pensar a quididade da técnica, sua condição de possibilidade intrínseca e constitutiva e em que esta mesma reside. Procura trazer à luz como se dá a proveniência historial da técnica na tevcnh (_téchnē_) grega e na _ars_ romana, e, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    O que é espiritualidade e como podemos abordá-la no ambiente escolar.Marco Aurélio Corrêa Martins - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1257-1276.
    O conceito de espiritualidade laica pode permitir um espaço na educação escolar para tratar de questões que, por serem públicas e de foro privado, envolvem a vida cotidiana nas mais diversas facetas, incluindo a política, as relações sociais e culturais, por isso precisam ser convenientemente tratadas. Ensaiar, pois, uma abordagem educacional dessa relação é importante em nosso momento histórico no qual a vida social e política são assaltadas por certa religiosidade ou crença. A partir da leitura de um historiador e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Are emotions necessary and sufficient for making moral judgments?Marco Aurélio Sousa Alves - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):113-126.
    Jesse Prinz (2006, 2007) claimed that emotions are necessary and sufficient for moral judgments. First of all, I clarify what this claim amounts to. The view that he labels emotionism will then be critically assessed. Prinz marshals empirical findings to defend a series of increasingly strong theses about how emotions are essential for moral judgments. I argue that the empirical support upon which his arguments are based is not only insufficient, but it even suggests otherwise, if properly interpreted. My criticism (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. The obscure content of hallucination.Marco Aurélio Sousa Alves - 2019 - Sofia 8 (1):30-53.
    Michael Tye proposed a way of understanding the content of hallucinatory experiences. Somewhat independently, Mark Johnston provided us with elements to think about the content of hallucination. In this paper, their views are compared and evaluated. Both their theories present intricate combinations of conjunctivist and disjunctivist strategies to account for perceptual content. An alternative view, which develops a radically disjunctivist account, is considered and rejected. Finally, the paper raises some metaphysical difficulties that seem to threaten any conjunctivist theory and to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Singularidade fenomênica e conteúdo perceptivo.Marco Aurélio Sousa Alves - 2018 - Manuscrito 41 (1):67-91.
    The most prominent theories of perceptual content are incapable of accounting for the phenomenal particularity of perceptual experience. This difficulty, or so I argue, springs from the absence of a series of distinctions that end up turning the problem apparently unsolvable. After briefly examining the main shortcomings of representationalism and naïve realism, I advance a proposal of my own that aims to make the trivial fact of perceptually experiencing a particular object as such philosophically unproblematic. Though I am well aware (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Fregean de re thoughts.Marco Aurelio Sousa Alves - 2014 - Cognitio-Estudos 11 (1):1-12.
    This papers aims at clarifying some misunderstandings that seem to block an adequate account of de re thoughts within the Fregean framework. It is usually assumed that Fregean senses cannot be de re, or dependent upon objects. Contrary to this assumption, Gareth Evans and John McDowell have claimed that Fregean de re senses are not just possible, but in fact the most promising alternative for accounting for de re thoughts. The reasons blocking this alternative can be traced back to Russellian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Itinerário Franciscano: Escola de Formadores e Referenciais de Vida.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (33):115-119.
    Starting from the reflection that humans are constituted as such throughout history, it is necessary to highlight that everything is a process, it is overcoming, it is transformation and ultimately, it is in a continuous movement of re-elaboration. Everything in life changes, transforms and remakes itself. It is right then to say that human beings have found new ways of communicating, created other ways of moving, discovered other ways of curing illnesses and solving problems, conquered new places reaching new levels (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Educação Franciscana: Um Caminho Para a Humanização Das Relações.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (33):73-83.
    Digital technological advances give society a dynamism and speed never seen in history. Every day new discoveries and inventions emerge to make people’s lives easier. Everything is presented with the aim of giving quality to the lives of human beings in their daily lives and enabling them to resolve problems that afflict them more and more quickly. Information circulates faster, borders are overcome by establishing new forms of communication, science advances to the point of prolonging life and thus, all life (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Sobre a possibilidade de pensarmos o mundo: o debate entre John McDowell e Donald Davidson.Marco Aurelio Sousa Alves - 2008 - Dissertation, Universidade Federal de Minas Gerais
    The thesis evaluates a contemporary debate concerning the very possibility of thinking about the world. In the first chapter, McDowell's critique of Davidson is presented, focusing on the coherentism defended by the latter. The critique of the myth of the given (as it appears in Sellars and Wittgenstein), as well as the necessity of a minimal empiricism (which McDowell finds in Quine and Kant), lead to an oscillation in contemporary thinking between two equally unsatisfactory ways of understanding the empirical content (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    O abismo invoca o abismo: uma meditação sobre o pensar e o ser.Marco Aurélio Fernandes - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):41-64.
    O artigo não é sobre Heidegger, mas sobre a coisa do pensar, para a qual ele acenou. A meditaçãoprocura pensar o relacionamento entre o pensar e o ser tal como se dá na dimensão da facticidade eda existência do humano, que é, ele mesmo, um abismo. O pensar se mostra como espera doinesperado e como memória criativa. A espera do inesperado não é um adiar do pensar, mas simuma insistência na serenidade da clareira do ser. A memória criativa é memória (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    A intuição categorial, o problema das categorias e a doação do ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Este texto pretende expor o significado da descoberta fenomenológica da intuição categorial, feita por Husserl, para o tradicional problema das categorias e para o novo encaminhamento da questão do ser, que se deu com a investigação e meditação de Heidegger. Expõe o contexto em que a descoberta foi realizada: o do esclarecimento do conhecimento em referência ao modo de captação do ente em seu ser, a partir da sensibilidade e do entendimento. Indica como o método fenomenológico transcendental, através da tematização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A proveniência histórico-ontológica da técnica moderna: uma interpretação a partir de Heidegger.Marcos Aurélio Fernandes - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):158-179.
    O presente texto apresenta a proposta de pensar, com Heidegger, a proveniência histórica da técnica moderna a partir do pensamento históricoontológico, ou seja, do pensamento que medita a história do ser. Neste esforço, a meditação remonta às origens gregas desta história, propondo-se compreender o que o sentido essencial da téchne entre os gregos. Depois, expõe a intermediação exercida pela interpretação romana da verdade e do ser como “actualitas”. Em seguida, apresenta a transformação da ontologia da “actualitas” na moderna metafísica da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Heidegger e o Impasse Do Niilismo de Nietzsche.Marcos Aurélio Fernandes - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):183-202.
    A proposta desta reflexão é repensar como Heidegger se relaciona com o pensamento de Nietzsche a propósito da questão da essência do niilismo. Ela se volta para o volume 48 da Obra completa (Gesamtausgabe) de Heidegger – “Nietzsche: der europäische Nihilismus”. Após tematizar como Heidegger ouve a palavra de Nietzsche na história do pensamento ocidental, procura expor também sua resposta a esta palavra, salientando sobretudo os impasses que o pensamento do valor impõe no instante histórico para uma superação da metafísica.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    Heidegger e o “ser-verdadeiro” em Aristóteles.Marcos Aurélio Fernandes - 2024 - Sofia 13 (2):13246527-13246527.
    A presente reflexão expõe a conferência de Heidegger, de 1924, a respeito do ser-verdadeiro em Aristóteles. Num exercício exegético e hermenêutico-filosófico, procura explicitar os seus motivos, as suas tendências e o seu fio condutor e pretende captar e trazer à luz as pressuposições de seus posicionamentos. O escopo é apreender e compreender a condição de possibilidade de tal posicionamento e suas implicações. Primeiramente, analisa os pontos de partida da consideração de Heidegger: verdade, conhecimento, ciência. Depois, ressalta as reflexões dele sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Amizade filosófica entre Brasil e Chile.Jorge Acevedo & Marco Aurélio Werle - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    De uma revista científica espera-se que cumpra a função de divulgar resultados de pesquisas, difundir trabalhos e novas ideias e, agora mais do que antes, franquear espaço para o frutífero intercâmbio entre instituições, sob o lema da internacionalização dos saberes. Honrando seu compromisso de periódico acadêmico de filosofia, o presente número de Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, atende às três mencionadas missões, fazendo ênfase na última.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Content, Object, and Phenomenal Character.Marco Aurélio Sousa Alves - 2012 - Principia, an International Journal of Epistemology 16 (3):417-449.
    The view that perceptual experience has representational content, or the content view, has recently been criticized by the defenders of the so-called object view. Part of the dispute, I claim here, is based on a lack of grasp of the notion of content. There is, however, a core of substantial disagreement. Once the substantial core is revealed, I aim to: (1) reject the arguments raised against the content view by Campbell (2002), Travis (2004), and Brewer (2006); (2) criticize Brewer’s (2006, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. (1 other version)The Minimal Method of Descartes.Marco Aurelio Sousa Alves - 2012 - Metatheoria 3 (1):1-18.
    What is, after all, the famous method of Descartes? The brief and vague passages devoted to this subject in Descartes’ corpus have always puzzled his readers. In this paper, I investigate not only the two essays in which it is directly addressed (the Regulae ad Directionem Ingenii, and the Discours de la Méthode), but also his scientific works and correspondence. I finally advocate an interpretation that makes the best sense of his overt comments as well as of his actual scientific (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  16
    Crónica de la muerte anunciada de las universidades estatales.Marco Aurelio Reyes Coca - 2011 - Theoría. Revista del Colegio de Filosofía 20 (1):5-6.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 970